top of page

O Cursinho Popular Libertas é um curso preparatório pré-vestibular gratuito e é direcionado à pessoas que cursam ou cursaram o Ensino Médio e que pretendem realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os principais vestibulares do país.

O Libertas visa atender não só às demandas do pré-vestibular, mas também à formação e transformação do senso crítico e social.

As aulas acontecem aos sábados das 8h30 às 16h30.

O Cursinho Popular Libertas é formado por professores e organizadores voluntários.

Nossa história

Na E.M.E.F.M. “Professor José Ezequiel de Souza”, um grupo de alunos foi indicado para a nomeação do Grêmio Estudantil, o L.P.A.: Liberdade, Pensamento e Atitude. Neste grupo havia uma sede imensa de promover melhorias educacionais, mas que eram, por vezes, abafadas pela burocracia. Criou-se então, fora da escola, o JAESC (Juventude Atuante com Esperança Social e Cultural), formado inicialmente por alguns alunos e ex-aluna da escola Ezequiel de Souza. A Praça Santa Teresinha, em Taubaté, era o ponto de encontro do grupo e, ali, sentados na grama, seus membros discutiam política e questões sociais. Eram tempos difíceis no Palácio Bom Conselho e na cidade de Taubaté, cujo prefeito estava envolvido em denúncias e esquemas de corrupção. Naquele momento, essa era a principal munição daqueles jovens cheios de vida e de indignação: a luta social chamou; eles ouviram e foram às ruas. Realizaram aquilo que se espera dos jovens: questionaram o “status quo”; cobraram explicações e mudanças; mobilizaram-se; pintaram a cara; não se omitiram. Com o tempo, o JAESC cresceu a partir da chegada de novos integrantes que partilhavam de seus ideais.  

 

            Mas além de política e revolta também existiam ideias! Entre uma discussão e outra, Paulo Lacerda, um dos membros do JAESC, relatou ter conhecido o “Movimento Emancipa”, de São Paulo, e compartilhou o seu desejo de criar em Taubaté um cursinho popular. “Seria massa!” disse ele, “Se eu pudesse determinar uma prioridade para o nosso grupo, seria essa (a de um cursinho popular para jovens de escola pública da região).” E assim foi.

 

            Como sempre, aqueles amigos se uniram. A ideia em pauta foi aceita por todos os membros do grupo. Paulo Lacerda, Matheus Gabriel e Felipe Gabriel começaram a articulação necessária: precisavam de professores e de um espaço para aulas acontecerem. Gisele Vilalta, Pedro Faria e Júlio Junqueira, participantes das mesmas discussões, adotaram a ideia também. Com o desejo em mente, o grupo buscou os meios necessários para a realização do projeto. O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté cedeu o espaço para as aulas. O professor Ms. Eduardo Carlos Pinto, chefe do departamento, apresentou ao grupo o Prof. Ms. Luzimar Goulart Gouvêa, que se entusiasmou com a ideia: o Cursinho Popular Libertas nasceu. Professores, pedagogos e psicólogos aceitaram o desafio. O grupo, mais do que nunca, unido e empenhado, fez tudo acontecer.

 

            Em relação ao JAESC, o Libertas seguiu vida própria. Em 2013, tudo começou. Deu certo! Desde então, novos alunos e professores chegaram. Novas amizades se criaram. O Libertas cresceu! E crescerá mais. Que bom que você está aqui. Agora, você também faz parte dessa história. Em frente, Liberteiros! A nossa luta avança!​

Palavras do Coordenador

"Caro aluno Libertas, bem vindo! 

 

 Você passou a fazer parte de uma rede comunitária de educação.

 

 O Cursinho Libertas nasceu do sonho de alguns jovens, a Sociedade Amigos do Poeta. Eram jovens que se reuniam em praça pública, precisamente na Praça Santa Teresinha, para discutir seus sonhos: uma sociedade mais justa e igualitária, educação de qualidade para todos, oportunidades no ensino público superior para jovens da educação pública, política, arte, preconceitos, a cidade, cultura, uma infinidade de assuntos, a vida, em suma.

 

 Das dificuldades de encontros nesse espaço surgiu o contato com a Universidade de Taubaté e a criação do curso de extensão comunitária Libertas. Os objetivos continuam os mesmos, continuam mesmos os sonhos.

 

 O Cursinho Libertas funciona com a cessão do espaço e com o apoio material da Universidade de Taubaté.

 

 O Libertas também conta com o apoio de gestores informais, porém efetivos, que são os alunos e professores que ajudam a fazer acontecer as aulas e as atividades, que cuidam dos bastidores, voluntariamente, com sua alma, seu calor, sua criatividade, com recursos materiais até, mas, principalmente, com seus recursos imateriais, que são os sonhos de ver florescer a ideia Libertas, a ideologia, a linha de trabalho, a consciência política, a consciência social, ética, estética dos jovens, todos-eles-todos-vocês-todos-nós.  

 

 Também o Libertas conta com a ajuda de professores, da Unitau, das redes públicas de Educação, das redes particulares, de professores na informalidade e de jovens alunos-professores, estudantes universitários, psicologas, que, todos, contribuem voluntariamente com seus saberes para compor essa rede de trocas de saberes humanos que envolve cada ato de educação. Isso tudo que fazemos é para vocês. Aproveitem, participem, vivam intensamente. Até que a vida nos liberte!" Professor Mestre Luzimar Goulart Gouvêa, coordenador do Cursinho Popular Libertas.

bottom of page